BI C&T – O que é?

O IHAC

O Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos – IHAC, é a mais nova unidade universitária da UFBA, e acolhe atividades acadêmicas inovadoras: bacharelados interdisciplinares (Artes; Ciência e Tecnologia; Humanidades e Saúde); programas de pós-graduação e centros de pesquisa e extensão de configuração mit (multi, inter e trans) disciplinar. Tais atividades, por sua dimensão inovadora, levaram a UFBA a criar o IHAC, uma instituição mitdisciplinar comprometida com a sociedade e sintonizada com os desafios da contemporaneidade.

Os Bacharelados Interdisciplinares

A principal inovação acadêmica introduzida pelo REUNI/UFBA é a oferta de uma nova modalidade de curso superior, os Bacharelados Interdisciplinares, com vagas distribuídas em quatro grandes áreas do conhecimento.

Concluído o Bacharelado Interdisciplinar (BI), o estudante receberá o diploma de Bacharel numa das áreas de conhecimento: Artes, Humanidades, Saúde ou Ciência e Tecnologia.

Os Bacharelados Interdisciplinares têm terminalidade própria e concedem diploma de curso superior em nível de graduação pleno, preparando os egressos para um número crescente de ocupações no mundo do trabalho. O egresso do BI poderá também pleitear o prosseguimento dos estudos numa área profissional correlata à área do BI. Nesse caso, terá aproveitamento dos estudos prévios e concluirá o curso num tempo mais curto.

Outra alternativa é o ingresso em curso de pós-graduação.

No BI pretende-se oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar, trabalhar e desenvolver uma nova metodologia que incentive a postura reflexiva, metodológica, investigativa, estimulando um comportamento que propicie os meios necessários a fim de desencadear uma escolha adequada e posterior ao ingresso via vestibular, seja esta escolha acadêmica ou profissional, beneficiando o aluno com um título após três anos de curso e a possibilidade de continuar, se desejar, especializando-se numa área de conhecimento da sua preferência, após uma competição por estas mesmas vagas com os demais alunos via seleção interna, de acordo com os critérios estabelecidos pela UFBA (clique aqui para detalhes). Esta nova proposta de flexibilidade na escolha de currículos e disciplinas permitirá uma nova postura e um avanço entre saberes que somente uma universidade nova poderia sugerir.

Para ver o Projeto Pedagógico dos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, clique aqui.

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

No BI de Ciência e Tecnologia pretende-se oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar, trabalhar e desenvolver uma nova metodologia que incentive a postura reflexiva, metodológica, investigativa, estimulando um comportamento que propicie os meios necessários a fim de desencadear uma escolha adequada e posterior ao ingresso via vestibular, seja esta escolha acadêmica ou profissional, beneficiando o aluno com um título após três anos de curso e a possibilidade de continuar, se desejar, especializando-se numa área de conhecimento da sua preferência (a saber: em engenharias, ciências físicas, químicas, geologia, matemática ou computação), após uma competição por estas mesmas vagas com os demais alunos via seleção interna, de acordo com os critérios estabelecidos pela UFBA (clique aqui para detalhes). Esta nova proposta de flexibilidade na escolha de currículos e disciplinas permitirá uma nova postura e um avanço entre saberes que somente uma universidade nova poderia sugerir.

Perfil do Egresso: O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um indivíduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da atividade cientifica, dotado de uma compreensão abrangente da problemática das ciências e das tecnologias nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas.

Titulação: O egresso do curso terá duas alternativas de titulação no seu diploma:

  1. Se optar, na segunda metade do curso, pela permanência na Grande Área de Ciência e Tecnologia, receberá o título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.
  2. Se optar, na segunda metade do curso, por uma das Áreas de Concentração, receberá o título de Bacharel em Ciência e Tecnologia com Área de Concentração em (título aprovado da Área de Concentração).

Perfil da área profissional:

Característica básica da profissão: formação generalista em ciência e tecnologia, com ênfase em pesquisa experimental e teórica, planejamento de atividades, desenvolvimento e inovação em C&T.

Atividades profissionais descritas por áreas de atuação:

  • Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e métodos relacionados a novas tecnologias;
  • Instituições de Ensino, Organizações de Pesquisa e Fomento: avaliar, estabelecer, gerir, orientar e efetuar instrumentos de propriedade intelectual, registro de patentes, inovações e outras demandas de infraestrutura científica & tecnológica;
  • Instituições industriais, comerciais e financeiras: participar de avaliação, elaboração e gestão de projetos, sistemas de informação e análise de sistemas. Implantar condições que conduzam para melhores resultados destas atividades com base em C&T, utilizando os melhores recursos;
  • Consultorias, Gestão & Marketing em C&T: participar em equipes de marketing, elaborar, integrar, orientar e avaliar informações técnicas, inovadoras e de mercado no modelo de gestão nos diversos níveis de governo, nas empresas, bem como empreender para criar a sua própria empresa.

Fonte: IHAC

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: